sábado, 21 de agosto de 2010

Baixos Invertidos e Intencionais: 5+ e 9b ( C7+, Dm7, G7 ...)

By Jeffão Peres


Baixos 5+ e 9b
Em situações harmônicas onde um acorde dominante com 7°
(V grau) é ligado com a Tônica, podemos aproximar esses 
dois acordes através dos Baixo 5+ e 9b
Ex. Tom DO Maior
                                                           V7                      I
           C7+     I       Dm7      I            G7           I         C7+        II
                                                   V7    V7/5+              I/III
5+ .... C7+     I       Dm7       I    G7  G7/D#     I       C7+/E      II
                                                   V7    V7/9b                I/V
9b .... C7+     I       Dm7       I    G7  G7/G#     I       C7+/G      II     
 Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical