terça-feira, 20 de julho de 2010

Baixos Invertidos e Intencionais: Resolução ( D, Bm, G, A )

By Jeffão Peres


Baixo com resolução
Os Baixos de resolução são muito utilizados para
criar uma espectativa, gerando logo depois uma 
sensação de repouso
Um exemplo muito usado é o Baixo I/V, V para I, que
substitui o IV para I .
Ex.
 I            VI         IV          I      V             I
D     I    Bm   I    G    I     D    A     I       D     II

 I            VI          IV        I/V    V            I
D     I    Bm   I    G    I   D/A   A    I      D      II  

Ainda nessa mesma idéia, outro Baixo utilizado é
o II/IV, I/V, V para I, que substitui o IV, I, V para I
Ex.
 I            VI            IV            I      V          I 
D     I    Bm    I      G      I     D    A    I     D     II

 I            VI           II/IV          I/V   V         I 
D     I    Bm   I  Em/G   I    D/A   A   I    D      II

Se mantermos o mesmo raciocínio ainda podemos
utilizar o Baixo V/VI, VI, II/IV, I/V, V para I, que
substitui o VI, IV, I, V para I
Ex.
 I                VI              IV           I        V            I
D     I       Bm      I       G     I     D      A    I      D      II

 I         V/VI  VI          II/IV         I/V     V            I 
D     I  A/B  Bm  I   Em/G  I    D/A    A    I      D      II     
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical