By Jeffão Peres
Baixo com resolução
Os Baixos de resolução são muito utilizados para
criar uma espectativa, gerando logo depois uma
sensação de repouso
Um exemplo muito usado é o Baixo I/V, V para I, que
substitui o I, V para I .
Ex.
I VI IV I V I
D I Bm I G I D A I D II
I VI IV I/V V I
D I Bm I G I D/A A I D II
Ainda nessa mesma idéia, outro Baixo utilizado é
o II/IV, I/V, V para I, que substitui o IV, I, V para I
Ex.
I VI IV I V I
D I Bm I G I D A I D II
I VI II/IV I/V V I
D I Bm I Em/G I D/A A I D II
Se mantermos o mesmo raciocínio ainda podemos
utilizar o Baixo V/VI, VI, II/IV, I/V, V para I, que
substitui o VI, IV, I, V para I
Ex.
I VI IV I V I
D I Bm I G I D A I D II
I V/VI VI II/IV I/V V I
D I A/B Bm I Em/G I D/A A I D II
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores:
Baixo com resolução
Os Baixos de resolução são muito utilizados para
criar uma espectativa, gerando logo depois uma
sensação de repouso
Um exemplo muito usado é o Baixo I/V, V para I, que
substitui o I, V para I .
Ex.
I VI IV I V I
D I Bm I G I D A I D II
I VI IV I/V V I
D I Bm I G I D/A A I D II
Ainda nessa mesma idéia, outro Baixo utilizado é
o II/IV, I/V, V para I, que substitui o IV, I, V para I
Ex.
I VI IV I V I
D I Bm I G I D A I D II
I VI II/IV I/V V I
D I Bm I Em/G I D/A A I D II
Se mantermos o mesmo raciocínio ainda podemos
utilizar o Baixo V/VI, VI, II/IV, I/V, V para I, que
substitui o VI, IV, I, V para I
Ex.
I VI IV I V I
D I Bm I G I D A I D II
I V/VI VI II/IV I/V V I
D I A/B Bm I Em/G I D/A A I D II
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores:
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical,
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização -
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos -
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois -
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical