By Jeffão Peres
Ordem dos Sustenidos
Para facilitar a compreensão a respeito da
Ordem dos Sustenidos, usamos como ponto
de partida os Tons de DO Maior e La Menor
Natural, que são relativos, e não possuem
nenhum acidente na sua formação.
Vamos utilizar a Tonalidade Maior para
padronizarmos a Ordem.
O padrão é de Quinta Justa. 3 Tons e 1/2
de Distância
Ex.
I 5° Justa
DO RE MI FA SOL
SOL LA SI DO RE
RE MI FA SOL LA
LA SI DO RE MI
MI FA SOL LA SI
SI DO RE MI FA#
FA# SOL LA SI DO#
Cada um dos Tons gerados a partir de DO
e respeitado o padrão de Quinta Justa,
gerará um Tom da Ordem dos Sustenidos.
Ex.
DO Maior------------- não tem sustenido
SOL Maior------------- Tem 1 sustenido
RE Maior--------------- Tem 2 sustenidos
LA Maior--------------- Tem 3 sustenidos
MI Maior----------------Tem 4 sustenidos
SI Maior---------------- Tem 5 sustenidos
FA# Maior-------------- Tem 6 sustenidos
DO# Maior-------------- Tem 7 sustenidos
Próximo passo é descobrir qual nota do
Tom Maior leva o sustenido.
Com exceção de DO Maior que não tem
sustenido, os outros tons conservam o
sustenido do Tom da Ordem anterior e
acrescentam sustenido em seu 7° grau.
Ex.
DO Maior ----Não tem sustenido
SOL Maior ---Tom aterior (DO) não tem sustenido
O 7° grau é FA
Portanto no Tom de SOL Maior
existe 1 sustenido: FA#
RE Maior ----Tom anterior (SOL) tem FA# sustenido
O 7° grau é DO
Portanto no Tom de RE Maior
existem 2 sustenidos: FA# ( do Tom anterior) e DO#
Ordem
DO Maior -- Nenhum
SOL Maior-- 1 - FA#
RE Maior--- 2 - FA# - DO#
LA Maior--- 3 - FA# - DO# - SOL#
MI Maior -- 4 - FA# - DO# - SOL# - RE#
SI Maior -- 5 - FA# - DO# - SOL# - RE# - LA#
FA# Maior- 6 - FA# - DO# - SOL# - RE# - LA# - MI#
DO# Maior-7 - FA# - DO# - SOL# - RE# - LA# - MI# -SI#
Veja nas postagem anteriores sobre o assunto de Relativas
Menores para associá-las a estes Tons Maiores.
Ordem dos Sustenidos
Para facilitar a compreensão a respeito da
Ordem dos Sustenidos, usamos como ponto
de partida os Tons de DO Maior e La Menor
Natural, que são relativos, e não possuem
nenhum acidente na sua formação.
Vamos utilizar a Tonalidade Maior para
padronizarmos a Ordem.
O padrão é de Quinta Justa. 3 Tons e 1/2
de Distância
Ex.
I 5° Justa
DO RE MI FA SOL
SOL LA SI DO RE
RE MI FA SOL LA
LA SI DO RE MI
MI FA SOL LA SI
SI DO RE MI FA#
FA# SOL LA SI DO#
Cada um dos Tons gerados a partir de DO
e respeitado o padrão de Quinta Justa,
gerará um Tom da Ordem dos Sustenidos.
Ex.
DO Maior------------- não tem sustenido
SOL Maior------------- Tem 1 sustenido
RE Maior--------------- Tem 2 sustenidos
LA Maior--------------- Tem 3 sustenidos
MI Maior----------------Tem 4 sustenidos
SI Maior---------------- Tem 5 sustenidos
FA# Maior-------------- Tem 6 sustenidos
DO# Maior-------------- Tem 7 sustenidos
Próximo passo é descobrir qual nota do
Tom Maior leva o sustenido.
Com exceção de DO Maior que não tem
sustenido, os outros tons conservam o
sustenido do Tom da Ordem anterior e
acrescentam sustenido em seu 7° grau.
Ex.
DO Maior ----Não tem sustenido
SOL Maior ---Tom aterior (DO) não tem sustenido
O 7° grau é FA
Portanto no Tom de SOL Maior
existe 1 sustenido: FA#
RE Maior ----Tom anterior (SOL) tem FA# sustenido
O 7° grau é DO
Portanto no Tom de RE Maior
existem 2 sustenidos: FA# ( do Tom anterior) e DO#
Ordem
DO Maior -- Nenhum
SOL Maior-- 1 - FA#
RE Maior--- 2 - FA# - DO#
LA Maior--- 3 - FA# - DO# - SOL#
MI Maior -- 4 - FA# - DO# - SOL# - RE#
SI Maior -- 5 - FA# - DO# - SOL# - RE# - LA#
FA# Maior- 6 - FA# - DO# - SOL# - RE# - LA# - MI#
DO# Maior-7 - FA# - DO# - SOL# - RE# - LA# - MI# -SI#
Veja nas postagem anteriores sobre o assunto de Relativas
Menores para associá-las a estes Tons Maiores.
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