By Jeffão Peres
Bemol
Para facilitar a compreensão a respeito da
Ordem dos Bemois, usamos como ponto
de partida os Tons de DO Maior e La Menor
Natural, que são relativos, e não possuem
nenhum acidente na sua formação.
Vamos utilizar a Tonalidade Maior para
padronizarmos a Ordem.
O padrão é de Quarta Justa. 2 Tons e 1/2
de Distância
Ex.
I 4° Justa
DO RE MI FA
FA SOL LA SIb
SIb DO RE MIb
MIb FA SOL LAb
LAb SI DO REb
REb MI FA SOLb
SOLb LA SI DOb
Cada um dos Tons gerados a partir de DO
e respeitado o padrão de Quarta Justa,
gerará um Tom da Ordem dos Bemois.
Ex.
DO Maior------------- não tem bemol
FA Maior--------------Tem 1 bemol
SIb Maior-------------Tem 2 bemois
MIb Maior-------------Tem 3 bemois
LAb Maior-------------Tem 4 bemois
REb Maior-------------Tem 5 bemois
SOLb Maior------------Tem 6 bemois
DOb Maior-------------Tem 7 bemois
Próximo passo é descobrir qual nota do
Tom Maior leva o bemol.
Com exceção de DO Maior que não tem
bemol, os outros tons conservam o
bemol do Tom da Ordem anterior e
acrescentam bemol em seu 4° grau.
Ex.
DO Maior ----Não tem bemol
FA Maior ---Tom aterior (DO) não tem bemol
O 4° grau é SI
Portanto no Tom de FA Maior existe 1 bemol: SIb
SIb Maior ----Tom anterior (FA) tem SIb
O 4° grau é MI
Portanto no Tom de SIb Maior existem 2 bemois:
SIb ( do Tom anterior) e MIb
Ordem
DO Maior -- Nenhum
FA Maior-- 1 - SIb
SIb Maior--- 2 - SIb - MIb
MIb Maior--- 3 - SIb - MIb - LAb
LAb Maior -- 4 - SIb - MIb - LAb - REb
REb Maior -- 5 - SIb - MIb - LAb - REb - SOLb
SOLb Maior- 6 - SIb - MIb - LAb - REb - SOLb - DOb
DOb Maior --7 - SIb - MIb - LAb - REb - SOLb - DOb - FAb
Veja nas postagem anteriores sobre o assunto de Relativa
Menores para associá-las a estes Tons Maiores
Confira também a Ordem dos Sustenidos
Bemol
Para facilitar a compreensão a respeito da
Ordem dos Bemois, usamos como ponto
de partida os Tons de DO Maior e La Menor
Natural, que são relativos, e não possuem
nenhum acidente na sua formação.
Vamos utilizar a Tonalidade Maior para
padronizarmos a Ordem.
O padrão é de Quarta Justa. 2 Tons e 1/2
de Distância
Ex.
I 4° Justa
DO RE MI FA
FA SOL LA SIb
SIb DO RE MIb
MIb FA SOL LAb
LAb SI DO REb
REb MI FA SOLb
SOLb LA SI DOb
Cada um dos Tons gerados a partir de DO
e respeitado o padrão de Quarta Justa,
gerará um Tom da Ordem dos Bemois.
Ex.
DO Maior------------- não tem bemol
FA Maior--------------Tem 1 bemol
SIb Maior-------------Tem 2 bemois
MIb Maior-------------Tem 3 bemois
LAb Maior-------------Tem 4 bemois
REb Maior-------------Tem 5 bemois
SOLb Maior------------Tem 6 bemois
DOb Maior-------------Tem 7 bemois
Próximo passo é descobrir qual nota do
Tom Maior leva o bemol.
Com exceção de DO Maior que não tem
bemol, os outros tons conservam o
bemol do Tom da Ordem anterior e
acrescentam bemol em seu 4° grau.
Ex.
DO Maior ----Não tem bemol
FA Maior ---Tom aterior (DO) não tem bemol
O 4° grau é SI
Portanto no Tom de FA Maior existe 1 bemol: SIb
SIb Maior ----Tom anterior (FA) tem SIb
O 4° grau é MI
Portanto no Tom de SIb Maior existem 2 bemois:
SIb ( do Tom anterior) e MIb
Ordem
DO Maior -- Nenhum
FA Maior-- 1 - SIb
SIb Maior--- 2 - SIb - MIb
MIb Maior--- 3 - SIb - MIb - LAb
LAb Maior -- 4 - SIb - MIb - LAb - REb
REb Maior -- 5 - SIb - MIb - LAb - REb - SOLb
SOLb Maior- 6 - SIb - MIb - LAb - REb - SOLb - DOb
DOb Maior --7 - SIb - MIb - LAb - REb - SOLb - DOb - FAb
Veja nas postagem anteriores sobre o assunto de Relativa
Menores para associá-las a estes Tons Maiores
Confira também a Ordem dos Sustenidos
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