quarta-feira, 24 de março de 2010

Baixos Invertidos e Intencionais: Aproximação com terças ( C/E, D/F#, E/G#, F/A, G/B, A/C#, B/D# )

By Jeffão Peres


Aproximação com Terças no Baixo
Em sequências I e IV maiores, um dos 
recursos mais utilizados é a ponte passando
pelo III grau da Tônica.
Ex.      I              IV
         C               F     
                I/III
         C     C/E     F        
Outros exemplos
     I        I/III       IV
     D       D/F#      G  
     E       E/G#      A
     F        F/A       Bb
     G       G/B        C
     A       A/C#      D
     B       B/D#      E

Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical