segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Encadeamentos: Sequências harmônicas 02 - 5, 6, 7 e 8 ( C7, F7, A7, D7+, B7+, Bb7+, Am7, Em7 ..)

By Jeffão Peres 

Encadeamentos

5                     6                        7                          8
C7 I F7 :II      C7+ I F7+ :II     Cm7 I Fm7:II        C7+ I Dm7 I G7 :II
D7 I G7 :II     D7+ I G7+ :II     Dm7 I Gm7:II       D7+ I Em7 I A7 :II
E7 I A7 :II     E 7+ I A7+ :II     Em7 I Am7:II        E7+ I F#m7I B7 :II
F7 I Bb7 :II   F7+ I Bb7+:II     Fm7 I Bbm7:II      F7+ I Gm7 I C7 :II
G7 I C7 :II     G7+ I C7+ :II     Gm7 I Cm7 :II      G7+I Am7 I D7 :II
A7 I D7 :II     A7+ I D7+ :II      Am7 I Dm7 :II      A7+I Bm7 I E7 :II
B7 I E7 :II      B7+ I E7+ :II      Bm7 I Em7 :II      B7+IC#m7I F#7 :II

Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.