By Jeffão Peres
Encadeamentos
41
C I Bb/D C/E I F :II
D I C/E D/F# I G :II
E I D/F# E/G# I A :II
F I Eb/G F/A I Bb :II
G I F/A G/B I C :II
A I G/B A/C# I D :II
B I A/C# B/F# I E :II
42
C7+ I Gm7 C/E I F7+ :II
D7+ I Am7 D/F# I G7+ :II
E7+ I Bm7 E/G# I A7+ :II
F7+ I Cm7 F/A I Bb7+ :II
G7+ I Dm7 G/B I C7+ :II
A7+ I Em7 A/C# I D7+ :II
B7+ I F#m7 B/D# I E7+ :II
43
C I Bb/C C7/E I F :II
D I C/D D7/F# I G :II
E I D/E E7/G# I A :II
F I Eb/F F7/A I Bb :II
G I F/G G7B I C :II
A I G/A A7/C# I D :II
B I A/B B7/D# I E :II
44
C I C/Bb I F/A :II
D I D/C I G/B :II
E I E/D I A/C# :II
F I F/Eb I Bb/D :II
G I G/F I C/E :II
A I A/G I D/F# :II
B I B/A I E/G# :II
Encadeamentos
41
C I Bb/D C/E I F :II
D I C/E D/F# I G :II
E I D/F# E/G# I A :II
F I Eb/G F/A I Bb :II
G I F/A G/B I C :II
A I G/B A/C# I D :II
B I A/C# B/F# I E :II
42
C7+ I Gm7 C/E I F7+ :II
D7+ I Am7 D/F# I G7+ :II
E7+ I Bm7 E/G# I A7+ :II
F7+ I Cm7 F/A I Bb7+ :II
G7+ I Dm7 G/B I C7+ :II
A7+ I Em7 A/C# I D7+ :II
B7+ I F#m7 B/D# I E7+ :II
43
C I Bb/C C7/E I F :II
D I C/D D7/F# I G :II
E I D/E E7/G# I A :II
F I Eb/F F7/A I Bb :II
G I F/G G7B I C :II
A I G/A A7/C# I D :II
B I A/B B7/D# I E :II
44
C I C/Bb I F/A :II
D I D/C I G/B :II
E I E/D I A/C# :II
F I F/Eb I Bb/D :II
G I G/F I C/E :II
A I A/G I D/F# :II
B I B/A I E/G# :II
Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.