By Jeffão Peres
Encadeamentos
30 31
C I Am I Dm I G :II C I Em I F I G :II
D I Bm I Em I A :II D I F#m I G I A :II
E I C#m I F#m I B :II E I G#m I A I B :II
F I Dm I Gm I C :II F I Am I Bb I C :II
G I Em I Am I D :II G I Bm I C I D :II
A I F#m I Bm I E :II A I C#m I D I E :II
B I G#m I C#m I F# :II B I D#m I E I F# :II
32 33
C I G I Am I F :II C I F I Am I G :II
D I A I Bm I G :II D I G I Bm I A :II
E I B I C#m I A :II E I A I C#m I B :II
F I C I Dm I Bb :II F I Bb I Dm I C :II
G I D I Em I C :II G I C I Em I D :II
A I E I F#m I D :II A I D I F#m I E :II
B I F# I G#m I E :II B I E I G#m I F# :II
34 35
Cm I Fm I Gm :II Cm I Fm I G :II
Dm I Gm I Am :II Dm I Gm I A :II
Em I Am I Bm :II Em I Am I B :II
Fm I Bbm I Cm :II Fm I Bbm I C :II
Gm I Cm I Dm :II Gm I Cm I D :II
Am I Dm I Em :II Am I Dm I E :II
Bm I Em I F#m :II Bm I Em I F# :II
36
C I C7 I F I G I G7 I C :II
D I D7 I G I A I A7 I D :II
E I E7 I A I B I B7 I E :II
F I F7 I Bb I C I C7 I F :II
G I G7 I C I D I D7 I G :II
A I A7 I D I E I E7 I A :II
B I B7 I E I F# I F#7 I B:II
Encadeamentos
30 31
C I Am I Dm I G :II C I Em I F I G :II
D I Bm I Em I A :II D I F#m I G I A :II
E I C#m I F#m I B :II E I G#m I A I B :II
F I Dm I Gm I C :II F I Am I Bb I C :II
G I Em I Am I D :II G I Bm I C I D :II
A I F#m I Bm I E :II A I C#m I D I E :II
B I G#m I C#m I F# :II B I D#m I E I F# :II
32 33
C I G I Am I F :II C I F I Am I G :II
D I A I Bm I G :II D I G I Bm I A :II
E I B I C#m I A :II E I A I C#m I B :II
F I C I Dm I Bb :II F I Bb I Dm I C :II
G I D I Em I C :II G I C I Em I D :II
A I E I F#m I D :II A I D I F#m I E :II
B I F# I G#m I E :II B I E I G#m I F# :II
34 35
Cm I Fm I Gm :II Cm I Fm I G :II
Dm I Gm I Am :II Dm I Gm I A :II
Em I Am I Bm :II Em I Am I B :II
Fm I Bbm I Cm :II Fm I Bbm I C :II
Gm I Cm I Dm :II Gm I Cm I D :II
Am I Dm I Em :II Am I Dm I E :II
Bm I Em I F#m :II Bm I Em I F# :II
36
C I C7 I F I G I G7 I C :II
D I D7 I G I A I A7 I D :II
E I E7 I A I B I B7 I E :II
F I F7 I Bb I C I C7 I F :II
G I G7 I C I D I D7 I G :II
A I A7 I D I E I E7 I A :II
B I B7 I E I F# I F#7 I B:II
Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.