segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Encadeamentos: Sequências harmônicas 04 - 12, 13 e 14 ( C/G, E/B, G/D, F#/B, F/C, Bb/F ...)

By Jeffão Peres


Encadeamentos


12                       13                       14
C I F/C :II           C I G/C :II          C I F/C I G/C :II
D I G/D :II           D I A/D :II          D I G/D I A/D :II
E I A/E :II            E I B/E :II          E I A/E I B/E :II
F I Bb/F :II          F I C/F :II          F I Bb/F I C/F :II
G I C/G :II           G I D/G :II         G I C/G I D/G :II
A I D/A :II            A I E/A :II          A I D/A I E/A :II
B I E/B :II            B I F#/B :II        B I E/B I F#/B :II

Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.