By Jeffão Peres
Para facilitar o estudo da transposição e indiretamente a do
Para facilitar o estudo da transposição e indiretamente a do
Campo Harmônico, o melhor é utilizarmos uma música, e
não apenas sequências de acordes. Observe que, a medida
que você sobe de tom, a altura da melodia também deve subir.
Depois de passar pelos sete tons, tente tocar sem olhar as cifras.
não apenas sequências de acordes. Observe que, a medida
que você sobe de tom, a altura da melodia também deve subir.
Depois de passar pelos sete tons, tente tocar sem olhar as cifras.
Bem! Esta música é bem conhecida. Pelo menos pos crente véio!
Deus está aqui
DO
C G Am F G C F
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
G Em Am Dm G C
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
RE
D A Bm G A D G
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
A F#m Bm Em A D
MI
E B C#m A B E A
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro.Tão certo como o
B G#m C#m F#m B E
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
FA
F C Dm Bb C F Bb
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
C Am Dm Gm C F
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
SOL
G D Em C D G C
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
D Bm Em Am D G
LA
A E F#m D E A D
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
E C#m F#m Bm E A
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
SI
B F# G#m E F# B E
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
F# D#m G#m C#m F# B
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores:
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical,
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização -
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos -
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois -
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical