By Jeffão Peres
Campo Harmônico Maior
Fomação com Tríades
O Campo Harmônico nada mais é do que acordes
gerados sobre uma determinada escala. Neste caso
a Escala Maior.
Mais adiante veremos que os C.H. se desdobram em
varias possibilidades de acordes como: Invertidos,
Empréstimo, Relativos, Alterados etc...
Mas por enquanto nos concentraremos naqueles que
são diretamente derivados da Escala Maior.
Em primeiro lugar daremos nome e função para cada
um dos Acordes Tríades formado pelo C.H.M.
I : Tônica: ( maior) Função 1° Principal
II : Super Tônica: ( menor) F. Relativo do IV
III : Mediante: ( menor) F. Rel. do V
IV : Sub Dominante: ( maior) F. 2° Principal
V : Dominante: ( maior ) F. 3° Principal
VI : Relativo Menor: ( menor) F. Rel. da Tônica
VII :Sensível: ( menor c/ 5b) F.Substituto do V e II
Para se formar os acordes do C.H.M. basta começar
com a nota que dá o nome ao acorde e sobrepor uma terça
da escala respectivamente acima. Depois se sobrepõe mais
uma terça.
Ex.
Para montar o acorde C, começamos com a nota DO que dá
nome ao acorde, a 2° nota é MI, que está respectivamente uma
terça acima da nota DO. A 3° nota é SOL, que está uma terça
acima de MI.
Portanto para se formar o acorde C precisamos das notas:
DO MI SOL
Agora perceba a disposição das notas que compõe os outros
acordes do C.H.M. Veja que as notas estão separadas sempre
por intervalos de terça, e sempre utilizando as notas que fazem
parte da Escala Maior de DO. Ou seja:
DO RE MI FA SOL LA SI
I : C : DO MI SOL
II : Dm : RE FA LA
III : Em : MI SOL SI
IV : F : FA LA DO
V : G : SOL SI RE
VI : Am : LA DO MI
VII :Bm(5b) : SI RE FA
Observe que verticalmente, as notas que formam os acordes, respeitam
a sequência da Escala Maior de DO
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Fomação com Tríades
O Campo Harmônico nada mais é do que acordes
gerados sobre uma determinada escala. Neste caso
a Escala Maior.
Mais adiante veremos que os C.H. se desdobram em
varias possibilidades de acordes como: Invertidos,
Empréstimo, Relativos, Alterados etc...
Mas por enquanto nos concentraremos naqueles que
são diretamente derivados da Escala Maior.
Em primeiro lugar daremos nome e função para cada
um dos Acordes Tríades formado pelo C.H.M.
I : Tônica: ( maior) Função 1° Principal
II : Super Tônica: ( menor) F. Relativo do IV
III : Mediante: ( menor) F. Rel. do V
IV : Sub Dominante: ( maior) F. 2° Principal
V : Dominante: ( maior ) F. 3° Principal
VI : Relativo Menor: ( menor) F. Rel. da Tônica
VII :Sensível: ( menor c/ 5b) F.Substituto do V e II
Para se formar os acordes do C.H.M. basta começar
com a nota que dá o nome ao acorde e sobrepor uma terça
da escala respectivamente acima. Depois se sobrepõe mais
uma terça.
Ex.
Para montar o acorde C, começamos com a nota DO que dá
nome ao acorde, a 2° nota é MI, que está respectivamente uma
terça acima da nota DO. A 3° nota é SOL, que está uma terça
acima de MI.
Portanto para se formar o acorde C precisamos das notas:
DO MI SOL
Agora perceba a disposição das notas que compõe os outros
acordes do C.H.M. Veja que as notas estão separadas sempre
por intervalos de terça, e sempre utilizando as notas que fazem
parte da Escala Maior de DO. Ou seja:
DO RE MI FA SOL LA SI
I : C : DO MI SOL
II : Dm : RE FA LA
III : Em : MI SOL SI
IV : F : FA LA DO
V : G : SOL SI RE
VI : Am : LA DO MI
VII :Bm(5b) : SI RE FA
Observe que verticalmente, as notas que formam os acordes, respeitam
a sequência da Escala Maior de DO
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Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical,
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
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