By Jeffão Peres
Definição
Os Baixos são divididos em duas categorias: Invertidos e Intencionais.
Definição
Os Baixos são divididos em duas categorias: Invertidos e Intencionais.
Invertido: Quando faz parte da formação do acorde
Ex. C/E, G/B, A/E, Dm/F, Bb/D etc...
Intencional: Quando não faz parte da formação do acorde
Ex. C/D, F/Eb, Am/G, F#/B etc...
Mostraremos através de exemplos práticos, que o Baixo pode
ser uma ferramenta importantíssima na interpretação musical.
ser uma ferramenta importantíssima na interpretação musical.
Exemplo 1
G D C
Quem pode livrar como o Senhor (Original )
G D/G C/G
Quem pode livrar como o Senhor (1° interpretação)
G D/F# C/E
Quem pode livrar como o Senhor (2° interpretação)
G D/B C/A
Quem pode livrar como o Senhor ( 3° interpretação)
Exemplo 2
D G A D
Jesus em tua presença reunimo-nos aqui ( Original )
D G/D A/D D
Jesus em tua presença reunimo-nos aqui (1° interpretação)
D G/B A/C# D
Jesus em tua presença reunimo-nos aqui ( 2° interpretação)
D G/E A/G D/F#
Jesus em tua presença reunimo-nos aqui ( 3° interpretação)
Perceba que apenas os Baixos foram alterados.
As combinações podem ser misturadas, ampliando as
possibilidades de interpretação.
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores:
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical,
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização -
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos -
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois -
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical
Perceba que apenas os Baixos foram alterados.
As combinações podem ser misturadas, ampliando as
possibilidades de interpretação.
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores:
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical,
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização -
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos -
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois -
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical