By Jeffão Peres
Existem regras, clichês e estilizações que podem nos ajudar na harmonização de uma música. Veremos alguns exemplos práticos para o uso de cada um deles.
Regras
Uma regra muito usada é a utilização das sétimas e nonas.
Dentro de uma tonalidade maior (Campo Harmônico Maior), o I e IV graus podem ser acrescidos de sétima e nona maior e o V grau de sétima menor e nona maior.
Ex. No Campo harmônico maior de DO, o acorde C (I) e F (IV) podem ser transformados em: C7+, C9, C7+(9), F7+, F9, F7+(9) respectivamente. E o G (V) pode ser transformado em G7, G9, G7(9).
Obs. Nomeclaturas: C7+ é igual a C7M e Cmaj7
Vamos ver estes exemplos na aplicação da música
C F G C F C G
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
C7+ F7+ G7 C7+ F7+ C7+ G G7
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
C9 F9 G7(9) C9 F9 C9 G G7(9)
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
C7+ F9 G9 C9 F7+ C G7(9) G
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
Clichês
Como a própria definição já diz, clichê é tudo que um dia, começou com alguém e depois se transformou em moda.
Na harmonização, existe também o que nós podemos chamar de figurinhas carimbadas.
Talvez o clichê mais utilizado, pelo menos na música ocidental, seja o famoso I, I c/ 7 e IV.
Ex. I I 7 IV
C C7 F
Cm C7 Fm
Obs. Mesmo que a seqüência não tenha o acorde Ic/7, ele pode ser inserido entre o I e IV na forma de interpretação.
Exemplo:
I IV V I
C F G C
Renova-me Senhor Jesus
Observe que se nós considerarmos G como I, o C corresponderá ao seu IV grau. Sendo assim, caberá aqui, na passagem do G para o C, também um I c/7.
Então poderíamos interpretar assim:
Existem regras, clichês e estilizações que podem nos ajudar na harmonização de uma música. Veremos alguns exemplos práticos para o uso de cada um deles.
Regras
Uma regra muito usada é a utilização das sétimas e nonas.
Dentro de uma tonalidade maior (Campo Harmônico Maior), o I e IV graus podem ser acrescidos de sétima e nona maior e o V grau de sétima menor e nona maior.
Ex. No Campo harmônico maior de DO, o acorde C (I) e F (IV) podem ser transformados em: C7+, C9, C7+(9), F7+, F9, F7+(9) respectivamente. E o G (V) pode ser transformado em G7, G9, G7(9).
Obs. Nomeclaturas: C7+ é igual a C7M e Cmaj7
Vamos ver estes exemplos na aplicação da música
C F G C F C G
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
C7+ F7+ G7 C7+ F7+ C7+ G G7
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
C9 F9 G7(9) C9 F9 C9 G G7(9)
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
C7+ F9 G9 C9 F7+ C G7(9) G
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
Clichês
Como a própria definição já diz, clichê é tudo que um dia, começou com alguém e depois se transformou em moda.
Na harmonização, existe também o que nós podemos chamar de figurinhas carimbadas.
Talvez o clichê mais utilizado, pelo menos na música ocidental, seja o famoso I, I c/ 7 e IV.
Ex. I I 7 IV
C C7 F
Cm C7 Fm
Obs. Mesmo que a seqüência não tenha o acorde Ic/7, ele pode ser inserido entre o I e IV na forma de interpretação.
Exemplo:
I IV V I
C F G C
Renova-me Senhor Jesus
Observe que se nós considerarmos G como I, o C corresponderá ao seu IV grau. Sendo assim, caberá aqui, na passagem do G para o C, também um I c/7.
Então poderíamos interpretar assim:
(I) (Ic/7)
I Ic/7 IV V Vc/7 I
C C7 F G G7 C
C C7 F G G7 C
Renova-me Senhor Jesus
Estilizações
Estilizar uma música é arranja-la com as características rítmicas, harmônicas e melódicas peculiar a um determinado estilo.
É muito comum pegarmos uma música que originalmente é um Pop, por exemplo, e transforma-la em Reggae, Soul, Blues ou Bossa Nova.
Mas será que basta mudarmos apenas a levada, que automaticamente o estilo se caracterizará? Muitas vezes não!
Por exemplo.
Tente tocar um Blues, uma Bossa Nova, um Samba ou um Jazz com os seguintes acordes:
D , G e A.
Não desmerecendo esses acordes, que particularmente acho belíssimos, mas talvez para os estilos acima, não sejam o suficiente para a caracterização.
Vamos ver alguns exemplos.
Blues
C7 F7 G7 G#° Am7 C7/E
Renova-me Senhor Jesus
F7 D7/F# G7 G#° Am7 G7/B
Já não quero ser igual
Bossa Nova
C7+(9) C#° Dm7 Dm7(9) G7(13b) G7(9-) Em7 A#m6(13b)
Renova me Senhor Jesus
Fm6 Em7 Dm7 Db7(9+)
Já não quero ser igual
É bom salientar que acima das regras, clichês e estilizações, está a estética e o bom gosto.
Estilizações
Estilizar uma música é arranja-la com as características rítmicas, harmônicas e melódicas peculiar a um determinado estilo.
É muito comum pegarmos uma música que originalmente é um Pop, por exemplo, e transforma-la em Reggae, Soul, Blues ou Bossa Nova.
Mas será que basta mudarmos apenas a levada, que automaticamente o estilo se caracterizará? Muitas vezes não!
Por exemplo.
Tente tocar um Blues, uma Bossa Nova, um Samba ou um Jazz com os seguintes acordes:
D , G e A.
Não desmerecendo esses acordes, que particularmente acho belíssimos, mas talvez para os estilos acima, não sejam o suficiente para a caracterização.
Vamos ver alguns exemplos.
Blues
C7 F7 G7 G#° Am7 C7/E
Renova-me Senhor Jesus
F7 D7/F# G7 G#° Am7 G7/B
Já não quero ser igual
Bossa Nova
C7+(9) C#° Dm7 Dm7(9) G7(13b) G7(9-) Em7 A#m6(13b)
Renova me Senhor Jesus
Fm6 Em7 Dm7 Db7(9+)
Já não quero ser igual
É bom salientar que acima das regras, clichês e estilizações, está a estética e o bom gosto.
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores:
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical,
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização -
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos -
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois -
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical